A minha bébé tem

Lilypie - Personal pictureLilypie Third Birthday tickers

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Lulas guisadas com Feijão branco

Este fsm decidi que ia fazer feijoada de chocos, e que desta vez ia ser com feijão branco. Só que quando foi para comprar os chocos não havia e optei por lulas. Por mim ficou muito bom.

Ingredientes:
500 g de Feijão branco
1 embalagem de Lulas congeladas
1/2 Chouriço de carne
1/2 Linguiça
2 Fatias de Bacon
1 Cebola picada
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de tomate
1 folha de louro
1 Caldo Knorr de Peixe
Salsa
Sal, Pimenta q.b
Picante q.b

Preparação:
Cozer o feijão e reservar. Num tacho refogar a cebola e os alhos com azeite, juntar o tomate, o chouriço cortado às rodelas, o bacon e o louro. Deixar cozinhar em lume brando mexendo para não pegar. Juntar as lulas em rodelas, temperar com pimenta, sal, picante e tapar. Quando estiver a ficar seco junta-se água suficiente e o caldo Knorr. Por fim põe-se o feijão e salsa picada.
Podem servir com arroz branco.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Tarte de maçã com Gratinado de Amêndoas

Mais um docinho feito no domingo. Vi esta receita neste blog e achei que seria uma boa sugestão para o fim de semana. Como tinha comprado amêndoas (nem me lembro para o quê) e tinha maçãs, fiz esta tarte para experimentar e vou repetir. É diferente das tartes habituais e muito boa.

Ingredientes:
6 maçãs( ou 3 maçâs e 3 pêras)
70 gramas de farinha(usei farinha já com fermento)
70 gramas de açucar
20 gramas de margarina
1 colher de chá de fermento
2 ovos
1dl de leite
um pouco de baunilha (usei tb canela, mas pode-se substituir por raspa de uma laranja pequena)
uma pitada de sal(realça o sabor doce)

Preparação:
Pré-aquece-se o forno a 200º.
Batem-se os ovos até ficarem em gemada, depois mistura-se o açucar e bate-se até estar uma especie de mousse cremosa.
Junta-se então o leite, a baunilha, a margarina derretida, e a farinha já misturada com o fermento, mistura-se batendo sempre com a batedeira (juntei a canela).
Junta-se a maçã laminada fina à massa, para evitar que ela oxide. Deita-se o preparado numa forma com margarina e polvilhilhada com farinha levando em seguida ao forno por cerca de 25 minutos até a maçã começar a dourar no topo.

Ingredientes para o gratinado:
70 gramas de amêndoa laminada
1 ovo
3 colheres(sopa) margarina derretida
80 gramas de açucar

Bater o ovo com a margarina derretida(derreto-a no micro-ondas,uns segundos é suficiente) e o açucar, espalhar por cima da tarte assim como a amêndoa laminada, levar mais 10 minutos ao forno, ou assim que a amêndoa tiver dourada.

Bolo de chocolate

No sábado fiz este bolo de chocolate que tirei daqui. Eu segui a receita à risca, confesso que não gosto de arriscar muito, mas deixei o bolo no forno depois dos 17 minutos e ficou um pouco seco. Para a próxima tenho de o tirar logo. De qualquer maneira é muito bom, fica macio.

Ingredientes:
200 grs de chocolate em barra preto
200 grs de margarina
150 grs de açúcar
6 ovos com claras em castelo
2 colheres de sopa de farinha tipo maizena (amido de milho)
2 colheres de sopa de água

Preparação:
Derreter margarina com chocolate no microondas ou, em banho-maria. Bater as claras em castelo, reserve. Bater muito bem as gemas com o açúcar, juntar a maizena, a água, mexer, acrescentar o chocolate derretido com a margarina e por fim envolver as claras em castelo. Untar uma forma sem buraco e deitar dentro o preparado. Levar ao forno 180º por 17 minutos exactos.

Camembert no Forno

Nesta época de Páscoa soube-me muito bem estar estes dias em casa. Quinta feira deram a tarde no emprego e aproveitámos e fizemos um passeio. Saimos de Lisboa por volta das 12:30, parámos em Setúbal para comer o famoso choco frito (estava muito bom), apanhámos o barco para Tróia e seguimos viagem até Santo André. Ficamos a dormir no hotel dos tios. Aproveitámos para comprar um belo entrecosto de porco preto e dar uma voltinha por Porto Covo. Quanto ao entrecosto veio conosco para Lisboa. Grelhámos e acompanhámos com feijão preto guisado e arroz branco. Estava delicioso. Experimentei uma entrada de queijo no forno retirei do blog http://mesapara4.blogspot.com/.

1 queijo Camembert (com caixa de madeira)
2 dentes de Alho
1 raminho de Salsa fresca
2 colheres de sopa de Azeite
1 pitada de Tomilho

Desembrulhar o queijo, retirar o plástico, mas manter o papel e colocá-lo de novo na caixinha de madeira. Colocar todos os ingredientes, numa picadora (ou picar à mão e posteriormente adicionar o azeite) até tudo estar bem misturadinho, e o alho bem partidinho.
Picar todo o queijo com um garfo, deitar por cima a mistura do azeite e alho e deixar embeber um pouco. Levar a forno pré-aquecido a 200º, cerca de 10 a 15 minutos.
Servir quente com tostinhas.

Foto da Semana - 11ª

Estamos em época de Páscoa e nessa altura muitas famílias se juntam, normalmente ao domingo para comer... E algumas vezes come-se um cabrito assado no forno... Aqui fica a foto do cabrito. Vejam como é engraçado.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Queijo de cabra gratinado com mel

No fim de semana passado fiz uma entrada para o almoço de domingo. Confesso que ando um pouco preguiçosa para cozinhar e também com pouco tempo. A minha filha precisa de muita atenção e leva-me as energias todas, mas como temos de nos alimentar fiz um empadão de Atum (muito apreciado pelo marido) para o almoço e aproveitei o forno para gratinar o queijo de cabra. Já me dizeram que se vende nas grandes superfícies já pronto e é só colocar no forno.

Ingredientes:
Massa folhada
Queijo de Cabra
Mel

Preparação:
Cortar a massa em rectângulos e colocar no forno, quando estiver a ficar cozinhada colocar as fatias de queijo até derreter. Retirar do forno e juntar uma colher de mel. servir. É uma entrada óptima.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Foto da Semana - 10ª


Porque estamos na Primavera lembrei-me de colocar esta foto. Aproveito para desejar um bom fim de semana.

Peixe assado no forno

Sou uma grande apreciadora de peixe, faço poucas vezes porque o Estrunfe não gosta muito, diz que fica com fome... Aproveito para comer aos almoços (quando são fora). Mas ontem fiz um pargo assado no forno. Estava uma maravilha, o peixe era muito bom e a confecção também ficou boa.

Ingredientes:
1 Pargo Mulato
Batatas pequenas
2 Cebolas
2 Alhos
1 Folha de Louro
1 Caldo Knorr de peixe
Vinho Branco
Sal, Pimenta q.b.
Pimentão q.b.
Piri-piri q.b
Azeite

Preparação:
Num tabuleiro de ir ao forno colocar 1 cebola partida aos quartos e os alhos partidos, dispor o peixe e por cima colocar a outra cebola, o louro, temperar de sal, pimenta, pimentão e piri-piri. Descascar as batatas e juntar ao peixe. Regar com o vinho branco e levar ao forno. Desfazer o caldo de Knorr de peixe num pouco de vinho branco aquecido e ir regando o peixe. Servir com salada de alface ou legumes cozidos.